Carlos Eduardo Godoy

Biólogo, fotógrafo de natureza... Professor!

Olhar ativo e questionador

Muitas vezes, por razões variadas que vão do cansaço à falta de interesse, passamos os olhos pelo ambiente ao redor e simplesmente identificamos os elementos presentes sem fazer sequer uma pergunta a seu respeito.

  • O que é isso?
  • Como funciona?
  • Para quê serve?

O olhar superficial e pouco interessado fornece nada mais que a informação sobre a existência, ou presença, de elementos no meio. Assim, informações essenciais para a interpretação e compreensão do sistema analisado, façamos parte dele ou não, podem passar despercebidas e ignoradas pelo simples fato de que não dedicamos alguns segundos para elaborar questões a seu respeito.

Isso é válido tanto para situações de investigação ao ar livre, em estudos do meio, como para situações dentro de uma sala de aula.

 

Professor e aluno

A atitude de aluno e professor é essencial para tornar cada momento mais rico, interessante e produtivo no que se refere ao aproveitamento das oportunidades de aprendizagem.

Cabe ao professor aproveitar o contexto de suas aulas, onde quer que ocorram, identificando questões que podem ser feitas e instigando os alunos a fazê-las.

As perguntas não devem ser feitas apenas pelo professor! Ele deve dirigir o olhar e o pensar do aluno para que elas surjam em sua própria mente! As respostas, por sua vez, devem vir da argumentação e debate entre os outros alunos. O professor deve evitar dar as respostas prontas, e sim responder com outras perguntas.

Saber fazer perguntas, identificando questões a serem respondidas, é uma habilidade bastante importante que deve ser desenvolvida nos estudantes.

Esse é um dos desafios do educador!

 

Que perguntas fazer?

O quê? Como? Onde? Quando? Por quem? Para quem? Qual a causa? Qual a consequência?

Há muitas perguntas possíveis dependendo da situação. Um caminho possível em aulas de Ciências da Natureza, é apresentado a seguir.

- Sobre a natureza do objeto ou fenômeno em questão:

  • O que é isso? É um elemento vivo da natureza? É um elemento não vivo da natureza? É um elemento produzido pelo homem? É um fenômeno natural?

- Sobre a sua estrutura, constituição e funcionamento:

  • Quais são suas partes? Como funcionam? Como interagem?
  • De que é feito? Quais são suas características? Quais são suas propriedades?

- Sobre a interação desse elemento / fenômeno com o meio em que se encontra:

  • Como interage com outros elementos? Como influencia o meio? Qual é a sua importância para o equilíbrio do ambiente? O que ocorreria de deixasse de funcionar ou desaparecesse?

Tal progressão de perguntas encaminha o pensamento de modo a interpretar as diversas informações que o meio nos fornece a todo instante, possibilitando sua compreensão e uma interação mais profunda e significativa entre o indivíduo e o contexto em que está ou investiga.

O resultado da prática constante dessa atitude investigativa, questionadora, é a formação de uma rede de conhecimentos que descreve e explica o mundo, tornando-o cada vez mais interessante e desafiador.

 

Teste seus conhecimentos

Clique no link a seguir - Teste seus conhecimentos -  e pratique a elaboração de perguntas a partir de diferentes imagens. Responda as questões propostas e elabore outras!

 

Finalizando

Pense a respeito. Reflita sobre suas ações em sala de aula. Analise-se!

Abraços.

Carlos Eduardo Godoy (Prof. Amparo).

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Blue Red Oranges Green Purple Pink

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction