Carlos Eduardo Godoy

Biólogo, fotógrafo de natureza... Professor!

Pensar sobre o próprio pensar e fazer

  • O que você está fazendo?
  • Por que escolheu essa estratégia?
  • O procedimento utilizado em sua pesquisa para coletar dados foi eficiente? Como você o melhoraria?
  • Justifique a sua escolha!

 

Definição

Ao refletir sobre o próprio pensar e fazer, analisando e avaliando ações previamente pensadas e realizadas, podemos rever decisões e alterá-las em busca do melhor resultado para nossos esforços.

Essa reflexão sobre as próprias ações, que leva ao conhecimento dos processos cognitivos e possivelmente à habilidade de controlá-los e torná-los mais eficientes, é conhecida como metacognição.

A prática constante desse exercício, analisando diferentes estratégias para enfrentar situações-problema, planejar e conduzir investigações, comunicar resultados ou fazer outras coisas, nos ajuda a perceber a maneira mais adequada de realizar determinada tarefa. Com isso, caminhamos em direção a melhores resultados em nossas ações.

Ou seja, a metacognição é uma estratégia que pode trazer ganhos significativos tanto a alunos como a professores em seu processo de ensino / aprendizagem.

 

Ganhos para professor e alunos

Professores

Para o professor isso é importante ao ajudá-lo a planejar sequências didáticas efetivas, que realmente contribuam para o aprendizado do aluno e para o desenvolvimento de sua autonomia. O professor reflexivo empenha-se para alcançar o melhor de suas ações na interação com o aluno em busca de seu desenvolvimento pessoal.

Professores

Para o aluno, a metacognição é essencial em seu processo de amadurecimento, levando-o ao desenvolvimento de estratégias de aprendizagem próprias decorrentes da análise constante das atividades realizadas em sala de aula.

 

Como fazer

Cabe ao professor proporcionar aos estudantes uma ampla gama de situações de aprendizagem, vivenciando-as intensa e profundamente, refletindo juntos sobre seus objetivos, suas características, suas etapas e seus resultados. Tal abordagem metacognitiva permite ao aluno extrair da situação não apenas as aprendizagens relacionadas diretamente ao tema estudado, mas também aquelas que se referem à estratégia de aprendizagem envolvida. Com o passar do tempo, e o acúmulo de experiências de aprendizagem em diferentes contextos, o aluno desenvolve habilidades e competências que lhe permitem analisar situações-problema e enfrentá-las com propriedade, selecionando ferramentas e elaborando estratégias adequadas e eficientes.

É possível aprender a aprender!

 

Finalizando

Pense a respeito. Reflita sobre suas escolhas de temas, material e estratégias. Analise-se!

Abraços.

Carlos Eduardo Godoy (Prof. Amparo).

 

 

Saiba mais em (Metacognição: Implicações para a Educação - http://www.psicologiaexplica.com.br/metacognicao-implicacoes-para-a-educacao/)

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Blue Red Oranges Green Purple Pink

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction