Carlos Eduardo Godoy

Biólogo, fotógrafo de natureza... Professor!

O que são videoaulas? Para que servem? Serão apenas mais um modismo tecnológico?

Videoaulas são aulas gravadas em formato de vídeo e, atualmente, distribuídas por meio da internet. Até pouco tempo atrás as videoaulas mais famosas eram aquelas do Telecurso 2º grau, transmitido pela TV.

Elas são utilizadas como ferramentas que estendem a escola para muito além das paredes de uma sala de aula, sem limitações espaciais ou temporais para seu uso. Sua utilização possibilita, entre outras coisas:

  • Aplicação da estratégia conhecida como Flipped-Classroom, em que videoaulas com conceitos fundamentais para a realização de determinada atividade, são fornecidas aos alunos para que as assistam em casa. Assim, os alunos preparam-se para aplicar os conhecimentos adquiridos por meio delas em atividades práticas e colaborativas realizadas em sala de aula. A aula torna-se muito mais dinâmica e interessante!
  • Utilização de videoaulas como material de estudo para os alunos realizarem revisões, posteriores às aulas de um certo tema, mesmo fora do ambiente escolar. Essa modalidade é utilizada em períodos de exames escolares, em que todo estudante busca rever a matéria do período e que será avaliada.
  • Realização de cursos totalmente virtuais, sem que o aluno participe de aulas presenciais. Essa modalidade de ensino está se tornando bastante comum e tem sido adotada por universidades famosas que oferecem cursos de extensão universitária.

Em qualquer situação de uso, acredito que as videoaulas sejam muito mais que mero modismo tecnológico. Elas vieram para ficar, estão ganhando espaço e tornam-se cada vez mais essenciais ao processo de ensino-aprendizagem.

 

Leia mais:Como fazer videoaulas

Apresentação

Frequentemente vejo álbuns de viagem em que a maioria das fotos mostra “eu no restaurante”, “eu na praia”, “eu na balada”, “eu e a galera bagunçando” e nada de fotos da paisagem, da cidade, da estrada, de animais e vegetais típicos da região, de pessoas interessantes...

Muitas vezes as fotos não mostram nada que indique o local visitado! São fotos que poderiam ter sido feitas em qualquer local da própria cidade de origem.

Penso que fotografias feitas em viagem devem contar histórias!

Leia mais:Fotografando estudos do meio: Contando histórias com fotografias

Observe a imagem abaixo. O que você vê? 

botolagamar

A maioria das pessoas provavelmente responderá: - “Vejo um boto saltando fora da água! “

Leia mais:Observação investigativa - O olhar atento aos detalhes!

Apresentação

Geralmente, ao pensar na fotografia como recurso do professor, imaginamos sua utilização como forma de compartilhar conteúdo com o aluno. Está correto o ditado que diz: “- Uma boa imagem vale por 1.000 palavras! “

Porém, essa é uma visão reducionista de uma poderosa ferramenta que pode contribuir para a aprendizagem de diversas maneiras além dos tradicionais slides em Power Point, Google Apresentações ou Prezzi.

É interessante conhecer as possibilidades, características e melhores contextos de uso para poder aproveitar todo o seu potencial.

Leia mais:Fotografia na Escola

Olhar ativo e questionador

Muitas vezes, por razões variadas que vão do cansaço à falta de interesse, passamos os olhos pelo ambiente ao redor e simplesmente identificamos os elementos presentes sem fazer sequer uma pergunta a seu respeito.

  • O que é isso?
  • Como funciona?
  • Para quê serve?
Leia mais:Faça perguntas!
Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Blue Red Oranges Green Purple Pink

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction