Carlos Eduardo Godoy

Biólogo, fotógrafo de natureza... Professor!

Síntese de Conteúdo

SC0001 Atmosfera, Ar, Gases do ar e suas propriedades

 

Atmosfera é a camada de ar que envolve o planeta. De acordo com suas características, é dividida em várias subcamadas. A mais próxima da superfície do planeta é chamada de Troposfera.

A atmosfera é importante para a sobrevivência da humanidade por algumas razões:

- Protege o planeta dos meteoros, pois o atrito com as moléculas dos gases do ar os destrói.

- Protege o planeta da radiação ultravioleta do Sol, pois a camada de Ozônio retém parte dos raios ultravioleta.

- Ajuda a manter a temperatura média adequada à vida, em um fenômeno conhecido como Efeito Estufa. Ela impede que todo o calor recebido do Sol seja devolvido ao espaço, retendo parte dele.

- Fornece os gases necessários às trocas gasosas dos seres vivos: (Gás Oxigênio e Gás Carbônico).

- Participa da regulação do clima em todo o planeta, pois as massas de ar carregam umidade evaporada de regiões quentes de um local para outro como se fossem “Rios Voadores”. Além disso, massas de ar frio originadas nos polos contribuem para amenizar o calor em outras regiões.

- Outras razões.

 

Propriedades do ar (mistura de gases) que apresentam implicações em nossa vida cotidiana:

- O ar ocupa espaço (volume), o que pode ser percebido quando inflamos um balão de festa (bexiga). O ar tende a ocupar todo o espaço disponível. Se abrirmos um balão cheio de ar, ele se espalhará por todo o ambiente, pois no estado gasoso as moléculas dos gases tendem a se afastar umas das outras. ( Veja demonstração no Youtube - http://youtu.be/3CELE4Alnl8http://youtu.be/zSQ37xsWmF4 ). Quando não existe ar em um local ou recipiente, essa situação é chamada de vácuo ( http://youtu.be/bN3vejwDFBs ).

- O ar possui massa, que pode ser medida em uma balança. A força da gravidade atrai as moléculas dos gases em direção ao centro do planeta, exercendo o que é conhecido como peso. Um balão cheio de ar pesa mais que um balão vazio.

- O ar exerce pressão atmosférica. A força da gravidade atrai as moléculas dos gases do ar em direção ao centro do planeta, exercendo peso sobre o que está na superfície. Esse fenômeno é conhecido como Pressão Atmosférica. ( Veja demonstração no Youtube - http://youtu.be/2Ao8ghQY7UYhttp://youtu.be/zApk2LwbLqg ).

- O ar pode ser comprimido e voltar ao estado anterior. Comprimido, ele exerce pressão sobre a superfície do recipiente que o contém. Essa propriedade é utilizada em pneus de veículos. ( Veja demonstração no Youtube - http://youtu.be/qgKmjW-PoVM )

- O ar oferece resistência ao movimento. O atrito com as moléculas dos gases do ar dificulta o movimento de veículos terrestres ou aéreos. Essa resistência é influenciada pela forma do veículo (aerodinâmica). ( Veja demonstração no Youtube - http://youtu.be/uxtO-G5XV3I )

- O ar muda de volume de acordo com a temperatura:

           * O ar quente aumenta de volume, pois as moléculas de seus gases se afastam, tornando-se menos denso e mais leve que o ar frio. Consequentemente, tende a subir na atmosfera. ( Veja demonstração no Youtube - http://youtu.be/Lv8O3WoHHlI ).

           * O ar frio diminui de volume, pois as moléculas de seus gases se aproximam, tornando-se mais denso e mais pesado que o ar quente. Consequentemente, tende a descer na atmosfera. ( Veja demonstração no Youtube - http://youtu.be/Lv8O3WoHHlI ).

Esse comportamento é fator determinante na formação dos ventos, pois, ao ser aquecido o ar quente sobe deixando um espaço vazio, que é preenchido por ar frio que se desloca horizontalmente. ( Veja demonstração no Youtube - http://youtu.be/1HCg9h9ximA ).

 

Composição do ar

Ar é uma mistura de gases, composta por:

Gás

Porcentagem aproximada

Gás Nitrogênio

78,08%

Gás Oxigênio

20,94%

Gás Carbônico

0,04%

Outros gases

0,94%

 

Gases do ar e combustão

Dois gases do ar estão diretamente envolvidos nas reações de combustão:

- Gás Oxigênio é consumido na reação de combustão. Ele é necessário para que o combustível (material inflamável) “pegue fogo”. Por essa propriedade ele é conhecido como comburente. Ao ser lançado sobre uma chama, ele a aviva, tornando-a mais brilhante e intensa. Sem Oxigênio não ocorre combustão!

- Gás Carbônico é produzido (liberado) na reação de combustão (Queima). Ele não é combustível nem comburente. Se ele ocupar todo o espaço do Gás Oxigênio em um ambiente, ou recipiente, onde ocorre combustão, ela logo se encerrará.

Por essas propriedades, o Gás Carbônico é utilizado em extintores de incêndio. (Veja demonstração no Youtube - http://youtu.be/1oxlzuWb500  e http://youtu.be/2k7XPmZId_s e http://youtu.be/0wT7LEctO-ghttp://youtu.be/Lv8O3WoHHlI e http://youtu.be/2G4SnB49MqM ).


 

Trocas gasosas dos seres vivos

Todo ser vivo troca gases com a atmosfera. Com exceção de alguns microrganismos anaeróbicos (não necessitam de Oxigênio), todos os outros necessitam desse gás para, em um processo conhecido como Respiração Celular, liberar a energia da glicose (um tipo de açúcar).

Nesse processo, ocorre a produção e liberação de Gás Carbônico pelos seres vivos. A obtenção de Gás Oxigênio da atmosfera é comumente chamada de respiração.

Os animais obtém a glicose ingerindo alimentos que a contenham. Os vegetais a produzem durante a fotossíntese.

Podemos dizer que a respiração e fotossíntese são fenômenos inversos, pois:

            * A respiração absorve Gás Oxigênio e libera Gás Carbônico. Nesse processo, a energia armazenada na glicose é liberada para ser utilizada pela célula.

            * A fotossíntese absorve Gás Carbônico e libera Gás Oxigênio. Nesse processo a energia luminosa é “armazenada” na glicose (açúcar). A fotossíntese depende da presença de luz solar para ocorrer.( Veja demonstração no Youtube - http://youtu.be/S02duzPA3Ek ).

 

Canal Sala de Ciências 04

Canal Sala de Ciências 05

Canal Sala de Ciências 06

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Blue Red Oranges Green Purple Pink

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction