Carlos Eduardo Godoy

Biólogo, fotógrafo de natureza... Professor!

De aluno a professor, de professor a pesquisador...

Biólogo, caipira, corinthiano, professor...

Desde muito jovem sempre fui apaixonado pela natureza, buscando compreender aquilo que ocorria ao meu redor a partir da observação atenta e de pesquisas posteriores. Ainda criança, "experimentei, investiguei, descobri"... Passava grande parte de meu tempo em uma chácara da família, com lagoas, matas, morros, noites escuras, céus estrelados, amanheceres e anoiteceres...

Caipira de Amparo (SP), resolvi estudar na universidade e prestei vestibular para o curso de Ciências Biológicas na Universidade de São Paulo. Dirigi meu curso para uma formação mais profunda em Ciências Naturais, ainda não percebendo a importância das disciplinas da licenciatura na Faculdade de Educação (Hoje vejo o quanto elas são importantes!).

Durante o curso comecei a trabalhar como monitor em viagens de Estudo do Meio, levando alunos para realizar pesquisa em campo, em locais de natureza quase intocada, como o Parque Estadual da Ilha do Cardoso (Lagamar) e o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR). Trabalhei 12 anos como monitor nessas viagens de estudo do meio, levando alunos de todas as idades (Ensino Fundamental à Universidade) para realizar trabalhos em campo, em todo o Brasil.

Foi então que descobri o quanto é gratificante participar do processo de crescimento dos alunos, participando na construção de sua experiência de vida, de seu aprendizado (conhecer, fazer, viver... ser), de seu caminho. Isso nos faz crescer também.

Percebi que a sala de aula era o meu lugar. Depois disso iniciei minha vida como professor em sala de aula.

Dar aulas é algo que considero desafiador, instigante, misterioso...apaixonante! Dar aulas é aprender junto com outra pessoa. Dar aulas é crescer continuamente.

"Caminhei" algum tempo na sala de aula, observando, fazendo, pensando sobre a maneira mais eficiente, para professor e alunos,de compartilhar aqueles momentos diários em um espaço "fechado", no qual trocamos ideias, experiências, dúvidas...

Busquei novas maneiras de realizar essas atividades. Busquei formas mais interessantes, cativantes, instigantes, desafiadoras... eficientes.

Essa busca me levou de volta à universidade. A pós-graduação é o caminho natural para aprender a realizar melhor aquilo que faz parte de meu cotidiano.

Sou professor! Tenho objetivos claros como educador. Quero atingi-los mais rapidamente, mais eficientemente, com melhor qualidade. Quero que meus alunos aprendam melhor, mais rápido, com mais prazer.

Para isso voltei para a sala de aula, agora como aluno, professor e pesquisador simultaneamente.

Vejo a sala de aula como um local onde conhecimento é compartilhado, e também gerado.

O olhar atento do pesquisador para as complexas e dinâmicas relações entre alunos e professor, em todos as direções e sentidos, possibilita a descoberta de nuances do processo de aprendizagem que merecem ser melhor estudadas em busca da eficiência nesse processo.

Esse é o objetivo de meu pensar e fazer diariamente.

Embora tenha "pausado" o mestrado, espero retornar e finalizar essa etapa.

A pausa, entretanto, não mudou o meu pensar e fazer enquanto professor. Busco continuamente entender o que ocorre na sala de aula, de que modo os alunos pensam enquanto "aprendem", o que é eficiente e o que não é...     

Canal Sala de Ciências 01

Canal Sala de Ciências 02

Canal Sala de Ciências 03

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Blue Red Oranges Green Purple Pink

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction